23 de julho de 2012

Falando Sobre Sexo com os Filhos


Este é um tema no qual qualquer pai se estremece em pensar, mas o que muitos não sabem é que não existe hora boa para o tema, o sexo e a sexualidade devem ser abordados com os filhos bem antes do que imaginam.

Se você é daquelas pessoas que responsabilizam a cegonha, está na hora de falar sério sobre sexo com o seu filho.

Se o seu filho já é um adolescente e os temas sobre sexo ainda não fazem parte do diário de conversas entre pais e filhos, você pode estar cometendo um terrível erro.

Temos que ter em mente que na nossa infância não tínhamos tantas informações como nossos filhos têm hoje. Informações corretas, errôneas e muitas conturbadas, por isso nós devemos ser a fonte de informação para nossos filhos, eles devem saber que podem contar conosco sempre e que nunca omitiremos ou mentiremos para eles.

O que você precisa fazer como pai é ter o conhecimento e a informação para guiar seu filho até a fase adulta. Estas conversas virão conforme a curiosidade de seus filhos.

Para as “filhas”, o sentimento também é uma questão quando se trata de sexualidade, hoje as meninas não querem saber somente sobre sexo, elas estão mais abertas a perguntarem as suas mães sobre amor, e como suas mães se sentem com relação ao casamento, elas realmente querem que suas mães falem sobre o lado emocional do relacionamento e do sexo. Perguntas como:

Como posso saber se este menino está me usando ou se ele realmente me ama?

Como sei se estou preparada para ter sexo com ele?

O que devo esperar na minha primeira vez?

E as respostas exercem uma função enorme nas decisões que sua filha irá tomar na sua vida sentimental. Conforme a honestidade e a resposta da mãe, ela irá exercer maior influência nas decisões da filha do que a Internet ou suas amigas.

Eu tenho uma filha de 24 anos, um filho de 10 e outro de 7. Sempre conversei abertamente sobre sexo com a minha filha, suas responsabilidades na hora da escolha do parceiro, filhos, doenças, relacionamentos e etc. Meu filho de 7 é muito curioso e eu trato o sexo e a sexualidade de forma natural, nada melhor para ele saber que sua mãe está aberta a qualquer pergunta ou conversa e que nada irá assustar. Nunca julgue ou dê lição de moral na hora da conversa, tente compreender, aceitar e conduzir seu filho a um caminho correto.

Muitas pessoas não encontram as palavras certas para responder quando uma criança pergunta sobre sexo. É muito importante responder com sinceridade e com informações verdadeiras.

Pense na sua resposta como um mapa, ele pode levar seu filho para o caminho certo ou errado, tudo depende da sua resposta. Ser honesto e claro ajuda a evitar sentimentos de culpa, medo e ignorância que pode causar problemas como gravidez não planejada, abuso sexual, infecções sexualmente transmissíveis e relacionamentos infelizes.

É normal sentir-se envergonhado, desconfortável, por isso aqui estão algumas dicas para responder a perguntas de crianças. Esperamos que eles sejam úteis.

Como faço para responder a perguntas de meu filho sobre sexo e sexualidade?

Nossas crianças têm muitas razões para perguntar sobre sexo e sexualidade, na maioria das vezes é curiosidade.

Aqui estão algumas sugestões:

Tente descobrir o que a criança realmente quer perguntar. O que parece uma simples questão pode não ser. Para encontrar a verdadeira natureza da consulta, você pode perguntar: "Onde você ouviu sobre isso?", "O que você acha sobre isso?" ou "Diga-me o que você sabe sobre isso”.

Não suponha que há uma “outra” razão que a curiosidade por trás da pergunta. Uma menina pode perguntar sobre a gravidez sem estar grávida, uma criança pode perguntar sobre os preservativos, sem pensar em sexo, muitas vezes elas vêm da mídia, uma propaganda, uma conversa com outras crianças durante o recreio, etc. O que você tem que estar atenta é a forma com que ela recebe estas informações, fique atento se seu filho vem com palavras vulgares ou palavrões diferentes após aula, fique atento se ele anda mais tímido que o comum, se ele está mais quieto ou cabisbaixo, estes são motivos quais você deve se preocupar.

Responda às perguntas conforme a idade da criança. Eu tive uma experiência traumatizante, menstruei com 9 anos, lembro até hoje que quando informei meus pais sobre o acontecido, meu pai veio conversar comigo sobre gravidez, que se eu fizesse sexo ia ter um bebê e que ele não arcaria com as consequências, que me expulsaria de casa e para completar me entregou um livro qual me obrigou a ler, este livro era sobre sexualidade, sexo estranho, rostos e corpos desfigurados por pessoas que tiveram filhos com familiares. Eu nem sabia o que era sexo, não sabia de onde vinham os bebês e na confusão que a menstruação gera a uma criança ela ainda recebe a notícia de expulsão de casa, por isso a ideia de saber exatamente o que falar. Naquele momento meu pai fechou qualquer possibilidade de outra conversa sobre sexo, fui alfabetizada sexualmente por conselhos de amigas, revistas e mídia e acredito que se minha personalidade não fosse tão forte, hoje estaria muito prejudicada por uma conversa que durou menos de 10 minutos aos 9 anos de idade.

Pré-adolescentes e adolescentes precisam de respostas simples e concretas. Depois dos 16 anos, os adolescentes precisam de detalhes para que possam compreender as respostas mais complexas. A capacidade de lidar com mais dados e informações mais sofisticadas aumenta com a idade, mas se eles tiverem idade suficiente para perguntar, tem idade suficiente para compreender a informação que recebem.

Não responda com informações tipo google ou com estatísticas, faça o seu melhor para tornar as respostas curtas e simples, use sua experiência, não se sinta envergonhada de falar sobre seus erros e acertos.

Verifique se o seu filho compreendeu. Depois de responder, pergunte: "Eu respondi a sua pergunta?". Peça-lhe para contar o que ouviu. Você também pode voltar a discutir as questões e tentar entender o quanto o seu filho captou durante a conversa anterior, mas não seja chato ou repetitivo, deixe-o entender e enfrentar as respostas.

Quais são as perguntas que as crianças normalmente fazem?

À medida que crescem, as crianças têm diferentes questões e preocupações sobre sexo e sexualidade. Aqui estão algumas perguntas comuns que as crianças fazem em cada etapa:

3 a 6

Como o bebê entrou na sua barriga?
O que é isso? (Apontando para seios ou outras partes do corpo das mulheres ou homens)
Por que eu tenho um pênis e você não?
Sempre temos itens no nosso banheiro e é normal as crianças perguntarem sobre eles – Absorventes internos, preservativo, um adesivo contraceptivo...
Por que as meninas são diferentes dos meninos?

7 a 9

Dói para ter um bebê?
O que é AIDS?
Como os animais têm bebês?
Quando posso me barbear?
De onde vêm os bebês?
O que significa "gay"?

10 a 15

Por que tenho pelos?
Meninos perguntam sobre ereção no período da manhã
Com quantos anos você tem que fazer sexo?
O que é um aborto?
Meninas perguntam sobre seios
A mulher pode engravidar antes dos 16 anos?
O que é lésbica?
Como você aprende a beijar?

16....

Qual é o melhor contraceptivo?
O sexo é amor?
Posso usar a pílula?
O que você faria se eu engravidasse?
Como você sabe quando está apaixonado?
É verdade que os homens precisam mais de sexo que as mulheres?
É errado fazer um aborto?
É verdade que as pílulas anticoncepcionais causam câncer?
Você pode pegar AIDS se beijar alguém?
Qual a melhor idade para ter filhos?
Perder a virgindade dói?

Espero ter ajudado um pouquinho neste dilema tão conturbado que é o sexo e a sexualidade com os filhos. Na hora de responder seus filhos, use o seu tom de voz, tranquilidade, convide-o para tomarem um café, leite ou um suco juntos enquanto conversam, isso ajudará a entender que é um tema familiar e que você enfrenta de maneira natural qualquer pegunta relacionada a sexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário